Artigo Revisado por pares

O ensino de Ciências nas escolas brasileiras

1984; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2175-795X

Autores

José Erno Taglieber,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Os curriculos de ciencia, surgidos nas escolas secundarias na decada imediatamente posterior ao Sputnik ( 1957), enfatizaram, de maneira geral, a natureza da Ciencia e se propuseram a desenvolver nos alunos a habilidade da inquiricao como um meio para desenvolver uma cidadania funcional. Entretanto, apos vinte e cinco anos de aplicacao destes curriculos, a educacao cientifica esta em crise nos paises mais desenvolvidos. O Brasil, como um pais em desenvolvimento, necessita construir uma cultura tecnologica para poder desenvolver harmoniosamente todos os niveis de sua sociedade. Propomos, como um dos primeiros passos desta transformacao socio-cultural, um ensino cientifico baseado no processo metodologico, relacionando nao so o conhecimento e as aplicacoes tecnologicas, mas tambem os fenomenos socio-culturais. Nosso contato diario e constante e com a tecnologia e nao com a Ciencia, como afirmou Goodlad (1973). E, poder-se-ia acrescentar que as percepcoes destes contatos, os pensamentos e as acoessao coordenados e orientados pelos valores socio-culturais privilegiados pela sociedade na qual a pessoa esta inserida. E, portanto, pedagogicamente aconselhavel fundamentar o ensino cientifico nas aplicacoes tecnologicas proprias da cultura da sociedade onde o aluno vive, para que possa compreender e atuar eficazmente no seu meio ambiente.

Referência(s)