
Educação técnica e engenharia no pensamento do general Edmundo de Macedo Soares
2007; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Português
10.3895/rts.v3n4.2501
ISSN1984-3526
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO presente artigo pretende oferecer uma contribuição para o estudo do papel desempenhado pela educação técnica e pela engenharia no processo de modernização brasileira, aqui identificada com a expansão capitalista iniciada nos anos 1930 e impulsionada pela indústria. Partese do pressuposto teórico de que esta modernização não envolveu apenas transformações na base material da sociedade, mas também a produção de discursos que procuravam legitimar a hegemonia – em construção - da fração industrial da burguesia brasileira. Desta forma, ganha importância a ação dos chamados intelectuais orgânicos, homens responsáveis pela coesão moral e intelectual da classe dominante. A discussão destes dois temas fundamentais para a hegemonia da burguesia no Brasil – a educação técnica e a engenharia – será abordada sob o ponto de vista de um dos seus mais expressivos intelectuais, o general Edmundo de Macedo Soares.
Referência(s)