
<b>O Ensino Religioso na escola brasileira: alianças e disputas históricas
2016; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 38; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4025/actascieduc.v38i2.26790
ISSN2178-5201
AutoresÉlcio Cecchetti, Ademir Valdir dos Santos,
Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
ResumoEste trabalho apresenta elementos analíticos que relacionam processos de regulamentação jurídica e de controle da escola quanto ao Ensino Religioso. A metodologia está embasada em pesquisa documental e bibliográfica. O arco cronológico abrange desde o período colonial até a década de 1930. Mostra-se que alianças e embates quanto ao Ensino Religioso na história da educação brasileira foram nutridos desde os primórdios devido às influências da Igreja Católica e de autoridades eclesiásticas, assim como de outras instituições e intelectuais defensores de princípios e valores religiosos. E que durante o Império, bem como nos anos 1930 da era republicana, podem ser situados aspectos centrais e que constituíram a base para a configuração e caracterização das polêmicas e das formas de organização da escola brasileira quanto ao Ensino Religioso, embasados e orientados pela emergência e consolidação de controvérsias entre religião e laicidade, sendo o papel do Estado, na formação cultural e escolarização da população, um dos núcleos centrais do debate.
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