Missão empresarial: uma análise de sua efetividade para o planejamento estratégico
2015; Universidad de Antioquia; Issue: 66 Linguagem: Português
ISSN
2590-4604
AutoresFábio Vilson Klöppel, Paula de Souza, Rogério João Lunkes,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA missao empresarial tem como proposito informar o motivo de existencia da organizacao, orientandoos gestores no planejamento estrategico. Com isto, a presente pesquisa tem por objetivo verificar a efetividade da declaracao de missao empresarial para o planejamento estrategico das empresas que atuam no comercio varejista de moveis e eletro na regiao da Grande Florianopolis/SC. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem quanti e qualitativa em uma amostra de sete empresas que tem publicadas suas missoes empresariais nas suas home page. No primeiro momento, identificou-se os itens presentes nas declaracoes e, posteriormente, fez-se a identificacao dos elementos, conforme o modelo proposto por Pearce II (1982). A pesquisa demonstra que todas as empresas analisadas fazem referencia, inicialmente, a imagem publica por elas desejada, seguida dos elementos sobrevivencia, lucratividade e crescimento, este ultimo sendo citado por cinco empresas, evidenciando que as organizacoes estao preocupadas tanto com a imagem que transmitem ao publico externo como interno. Em relacao a efetividade, constatou-se que as declaracoes nao compreendem os oitos elementos propostos por Pearce II (1982), sendo que 85% da amostra compreende de dois a tres elementos propostos e que apenas uma empresa aborda cinco desses itens. Assim, conforme o modelo proposto por Pearce II (1982), a declaracao de missao empresarial dessas empresas nao contribui de forma eficiente/eficaz para o planejamento estrategico.
Referência(s)