QUEBRA-CABEÇAS COM PALITOS DE FÓSFORO: UM JEITO LÙDICO DE ENSINAR GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL
2016; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português
10.18265/2318-23692016v4n6p69-79
ISSN2525-5355
AutoresAntônia Edivaneide de Sousa Gonzaga, Marcos Antônio Petrucci de Assis, Geraldo Herbetet De Lacerda,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoO estudo da Geometria no Ensino Fundamental tem sido pouco valorizado por parte dos alunos, que são atraídos pela tecnologia da informação e se dispersam durante as aulas. O uso de quebra-cabeças com palitos busca recuperar a atenção dos mesmos, trazendo o lado lúdico das brincadeiras para a sala de aula e, ao mesmo tempo, aguçando o raciocínio lógico matemático durante as atividades. Pela facilidade de construir formas e manipulá-las, os quebra-cabeças são muito úteis no ensino da geometria plana. Foi pensando nessas características dos quebra-cabeças que o projeto<strong> QUEBRA-CABEÇAS COM PALITOS DE FÓSFORO: </strong>UM JEITO LÚDICO DE ENSINAR GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL<strong> </strong>foi desenvolvido com e para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ensino Fundamental Jovelina Gomes da cidade de Uiraúna – PB. As atividades foram desenvolvidas em forma de oficinas, e foram aproveitados os conceitos e propriedades geométricas para servirem de regras do “jogo” na resolução dos quebra-cabeças. Durante as oficinas, as atividades eram desenvolvidas pelos alunos em grupos de quatro alunos, promovendo assim, o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e de interagir com os colegas.
Referência(s)