Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ginásio Estadual de Pilar do Sul: um olhar sobre o uso dos espaços escolares (1959 -1976)

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 42 Linguagem: Português

10.20396/rho.v11i42.8639878

ISSN

1676-2584

Autores

Adriana Aparecida Alves da Silva, José Roberto Arias García, Wilson Sandano,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Os resultados apresentados neste artigo fazem parte da pesquisa em andamento que investiga o campo escolar de Pilar do Sul – SP. Em meados da década de 50, o campo escolar de Pilar do Sul era constituído por três escolas, e este trabalho busca compreender a história de uma delas, o Ginásio Estadual de Pilar do Sul, analisando a arquitetura e os usos dos espaços escolares no período de 1959, ano de início de funcionamento do ginásio, a 1976, momento em que o ginásio é redefinido como escola de primeiro grau. Foram utilizadas fontes escritas, orais e iconográficas. A análise evidenciou, entre outros aspectos, que havia uma preocupação com a questão da salubridade e espaços específicos para artes manuais, apresentações artísticas e laboratório de ciências. A existência e a boa localização desses espaços nos revelam a importância de práticas escolares valorizando a formação integral pautada no civismo e na racionalidade científica. No entanto, os usos desses espaços não aconteciam plenamente, pois não havia materiais científicos para o laboratório ou livros e outros materiais, nem mobiliário para o seu pleno funcionamento. Outro aspecto é a posição do gabinete do diretor, centralizado, permitindo a constante vigilância e a disciplina rígida.

Referência(s)