
Nós os educadores que amávamos tanto a revolução: Origens, desenvolvimento e crise do campo trabalho-educação no Brasil
2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 41e Linguagem: Português
10.20396/rho.v11i41e.8639903
ISSN1676-2584
AutoresJosé Rodrigues, Ronaldo Rosas Reis,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente artigo aborda as origens, o desenvolvimento dos debates e também a crise do campo Trabalho-Educação, tal qual este se organiza principalmente no seio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). A abordagem baseia-se fundamentalmente na apreciação da produção teórica do Grupo de Trabalho Trabalho-Educação (GTTE) da ANPEd, seja através de diversos estudos que se detiveram sobre esta produção, seja com base na experiência dos autores como membros deste grupo. Subsidiariamente, a abordagem se valerá do acúmulo dos seus autores como professores e orientadores na linha de pesquisa “O Mundo do Trabalho e a Formação Humana” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Portanto, serão infelizmente ignorados as inflexões e os debates presentes em outros setores da ANPEd.
Referência(s)