
Brincadeiras e Espaços Urbanos
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português
10.35699/1981-3171.2010.787
ISSN1981-3171
AutoresFabiana Moura Arruda, Verônica Regina Müller,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar como crianças de diferentes classes sociais da cidade de Maringá-PR brincam nos espaços urbanos de seus bairros. O trabalho caracteriza-se como qualitativo com o uso de técnicas etnográficas. A pesquisa de campo englobou observações nos bairros Vila Emília (classe baixa) e Jardim Novo Horizonte (classe alta) e entrevistas com as crianças do bairro pobre. Constatamos que uma das principais diferenças é que as crianças ricas não são lá encontradas e estão, possivelmente, em suas casas ou em outros lugares fechados e institucionalizados, enquanto as crianças pobres brincam constantemente nas ruas, calçadas e terrenos baldios, As primeiras são afastadas de viver suas brincadeiras na vida comunitária onde moram, já as crianças pobres estão se apropriando dos espaços do bairro para suas práticas lúdicas.
Referência(s)