Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Marcadores culturais surdos: quando eles se constituem no espaço escolar

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2175-795X

Autores

Maura Corcini Lopes, Alfredo Veiga Neto,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

Este trabalho focaliza parte de uma pesquisa realizada com sujeitos surdos em fase de escolarizacao e/ou que militam na causa surda. Localizada no campo teorico do pos-estruturalismo e dos Estudos Surdos, analisamos narrativas que tais surdos fazem sobre si e sobre a escola. A escola de surdos tem sido um dos espacos que promove a aproximacao e a construcao da comunidade surda, acontecimento que deixa marcas na comunidade, pois esta ao alojar-se no espaco escolar e pedagogizada pelas praticas disciplinares que constituem a mesma. Nessa analise, identificamos a nocao de luta. a permanente convivencia no grupo surdo e a experiencia do olhar como marcadores culturais pelos quais os sujeitos da pesquisa instituem e narram suas identidades surdas. Esses enunciados mostram, ainda, abrandamentos nas tradicionais causas surdas (escola para surdos e lingua de sinais) que estao sendo, em boa parte, deslocadas para outras bandeiras, tais como condicoes de ensino, reconhecimento da capacidade surda de aprender e construcao de curriculos surdos, nos quais os marcadores culturais estejam presentes para alem dos conteudos escolares.

Referência(s)