Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação rural em Minas Gerais: gênese das escolas municipais de Ituiutaba (anos 1940)

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 12; Issue: 46 Linguagem: Português

10.20396/rho.v12i46.8640072

ISSN

1676-2584

Autores

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Leila Aparecida Azevedo Silva, Armindo Quillici Neto,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

A educação da população do campo no Brasil é preocupação secular, mas ainda motivadebate, ainda preocupa. No presente, é vista como condição de cidadania; prova disso éque o debate agrega parcelas da sociedade civil de vinculação recente com a questão; nãose associa mais com o ideal de progresso subjacente às primeiras campanhas maciças dealfabetização; e talvez tenha deixado de ser tão usada como estratégia política como noséculo passado. Este estudo toca no debate do presente, mas seu enfoque é a educaçãoconcebida e praticada no passado, sobretudo nas escolas rurais do município de Ituiutaba(MG). Ao fazê-lo, problematiza a criação dessas escolas e as políticas públicas(municipais) para ampliar a alfabetização, a fim de caracterizar tais políticas e verificar suaconcretização. Fontes diversas subsidiaram a discussão: relatos orais, dados estatísticos,fotografias, jornais, atas oficiais e outros, cujo uso se alinha à leitura de referenciais sólidosda historiografia da educação, em especial sobre as relações desta com a sociedade e apolítica. Os resultados reiteram algumas constatações da pesquisa histórica feita até então— por exemplo, que as escolas rurais dos anos 40 eram precárias (as de Ituiutaba tinham,em geral, uma sala de aula e um professor para cinco séries; não tinham água encanadanem profissionais para cuidar da merenda e limpeza) e que propósitos mais ideológicos(“civilizar” o rurícola incutindo nele o estilo de vida urbano dos conteúdos escolares) emais políticos (angariar votos) motivaram as iniciativas de escolarização rural. Essesresultados sugerem espaços a ser explorados historicamente, tais como os pontos críticosda educação rural e sua atuação no fracasso do ruralismo quanto a impedir o êxodocampo–cidade. Esse conhecimento dos problemas que entravaram a concretização bemsucedidae uniforme da ação escolar do passado pode ser útil à estruturação da educação docampo no presente.

Referência(s)