Artigo Produção Nacional

PONTO SEM RETORNO? O CASO VIVAX E A TELEVISÃO SEGMENTADA BRASILEIRA

2015; Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC); Volume: 11; Issue: 21 Linguagem: Espanhol

ISSN

2238-1694

Autores

João Martins Ladeira,

Tópico(s)

Cultural Industries and Urban Development

Resumo

Resumo O artigo discute um caso especifico na reestruturacao das organizacoes responsaveis por ordenar a televisao no Brasil. Atraves da atencao a um empreendimento pontual, a Vivax, debate-se a insercao da televisao segmentada, a partir dos anos 90, em redes globais, coordenadas nao mais no interior de fronteiras nacionais. Trata-se de acoes mais estritamente pautadas pela acao economica, relativizando a relacao com forcas politicas, caracteristica da industria cultural brasileira. A fim de abordar o aumento da complexidade tipico a televisao global, debate-se o desenvolvimento e aquisicao da Vivax, dado o modo como aponta para a conexao entre a televisao segmentada e setor de telecomunicacoes, transformando a primeira em parte das atividades da segunda. Palavras-chave : Industria Cultural; Globalizacao; Televisao. Abstract The article discusses a specific case in the restructuring of the organizations responsible for enjoining television in Brazil. Through the attention given to a specific enterprise, i.e. Vivax, one debates the insertion of segmented television as from the 90s in global networks, no longer coordinated within national frontiers. It concerns actions that are more strictly based on economic action, revitalizing the relation with political forces, a characteristic of the Brazilian cultural industry. In order to address the increase of complexity that is typical of global television, one debates the development and acquisition of Vivax, given the way that it points to the connection between segmented television and the telecommunications sector, transforming the former into a part of the activities of the latter. Keywords : Cultural industry; Globalization; Television. Resumen El articulo discute un caso especifico en la reestructuracion de las organizaciones responsables de ordenar la television en Brasil. A traves de la atencion a una empresa puntal, Vivax, se va debatir la insercion de la television segmentada, a partir de los anos 90, en redes globales, coordinadas no solo dentro de las fronteras nacionales. Son acciones basadas estrictamente por la accion economica, relativizando la relacion con fuerzas politicas, caracteristica de la industria cultural brasilera. Para enfocar la creciente complejidad, tipica de la television global, se debate el desarrollo y la adquisicion de Vivax, dada la manera que senala la conexion entre television segmentada y el sector de telecomunicaciones, transformando la primera en parte de las actividades de la segunda. Palabras clave : Industria cultural; Globalizacion; Television.

Referência(s)