Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O circo e suas miragens: a escola nacional do circo e a história dos espetáculos na produção acadêmica brasileira

2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 13; Issue: 52 Linguagem: Português

10.20396/rho.v13i52.8640240

ISSN

1676-2584

Autores

Gláucia Andreza Kronbauer, Maria Isabel Moura Nascimento,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O circo é uma manifestação artística que transita entre as mais diversas sociedades da história da humanidade, e delas empresta características e peculiaridades. Chegou ao Brasil no século XVIII e, no século XX iniciou processo de capitalização dos espetáculos, ainda em andamento, o que vem trazendo implicações para sua configuração e, principalmente, para o trabalhador circense. Destacamos o fato de que, uma vez que os espetáculos assumiram valor de troca e possibilidade de acúmulo de capital, o artista enquanto fornecedor da força de trabalho precisou qualificar e profissionalizar suas atividades e, uma das formas encontradas, foi a institucionalização dos conhecimentos circenses em escolas profissionalizantes. A criação da Escola Nacional do Circo, fundada em 1982 no Rio de Janeiro, e mantida até hoje pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), é um exemplo desse processo. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é analisar a produção acadêmica referente a Escola Nacional do Circo e, consequentemente, aquelas que tematizam a reestruturação do circo com o surgimento das grandes companhias empresariais e as mudanças ocorridas nas relações de produção no espetáculo.

Referência(s)