Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Concepções políticas e educacionais de Renato Jardim

2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 13; Issue: 53 Linguagem: Português

10.20396/rho.v13i53.8640194

ISSN

1676-2584

Autores

Marcus Vinícius da Cunha, Tatiane da Silva,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as concepções políticas e educacionais de Renato Jardim, intelectual que participou ativamente na cena educacional e política brasileira nas primeiras décadas do século XX, tendo sido responsável por iniciativas de reforma educacional e ativo participante nos mais importantes debates sobre a educação ocorridos na época. A metodologia empregada é a análise bibliográfica em moldes tradicionais, utilizando, além de literatura especializada no tema, a autobiografia do autor publicada em 1946 e quatro livros de sua autoria publicados entre 1932 e 1936. No campo político, são examinados os argumentos do autor relativos ao governo de Getúlio Vargas instituído em 1930 e ao movimento constitucionalista de 1932. No campo da educação, o trabalho analisa as ideias do autor a respeito da introdução da psicanálise nas práticas pedagógicas e as suas reflexões em busca de uma definição para o conceito de Escola Nova.

Referência(s)