
Relações de gênero no trabalho bancário informatizado
1998; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 10 Linguagem: Inglês
ISSN
1809-4449
AutoresLiliana Rolfsen Petrilli Segnini,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoResumo O artigo analisa como a percepcao tradicional de genero a respeito da mulher tem sido utilizada no seu desempenho no trabalho bancario informatizado. A importância crescente da relacao com o/a cliente tem reforcado o estereotipo feminino referente a habilidade de sensivelmente compreender e se comunicar, em um contexto de exigencias crescentes de intensificacao da produtividade. As mulheres em tempo parcial ou em tempo integral, no trabalho bancario, revelam que permanecem responsaveis pelas tarefas domesticas. Stress e doencas do trabalho sao percebidas mais intensamente entre elas. Abstract This article analyses how traditional views about gender roles have been shaping women's performance at work. It focuses on a particular case of introduction of informatics in the bank sector. The greater importance of the relationship with clients has reinforced feminine stereotypes such as the ability to sensitively understand and communicate. This happens in a context of growing demands for productivity. Whether women work part or full time, they have remained responsible for domestic activities. Stress and work related illnessess have affected women most prominently.
Referência(s)