
Imaginário radical e educação física: trajetória esportiva de corredores de longa distância
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1981-3171
Autores Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoEste estudo propoe uma leitura do esporte de rendimento, com o aporte teorico do imaginario radical, considerando as dimensoes socio-historicas e subjetivas na pratica de corridas de longa distância. De inicio, a amostra da pesquisa foi composta por oito sujeitos-atletas do grupo de corredores de rua Sport Vida. Assim, ao fazermos uma analise socio-historica dessa pratica esportiva, consideramos em conjunto os aspectos socioculturais e seguimos com o objetivo de compreender os sentidos a ela atribuidos pelos sujeitos-atletas, para alem do aspecto economico e do consumo. Observamos que, mesmo o atletismo envolvendo aspectos relacionados ao rendimento, os atletas criam outros sentidos para continuarem desenvolvendo essa pratica, como as amizades, o estar juntos com os amigos. Eles rompem com a logica determinista do esporte – ultrapassar o limite do corpo, vencer a qualquer preco, sobrepujar os colegas –, buscando momentos de solidariedade, um esporte sem violencia e afetivo. Percebemos, porem, contradicoes, no discurso de alguns atletas, quando confessam que o mais importante e o amor pelo esporte, as amizades, mas reclamam da falta de patrocinio e de apoio para poderem treinar com mais tranquilidade. Esta pesquisa tambem revelou que, nessa pratica, os atletas constroem uma obstinacao, devido ao sacrificio que ela impoe ao corpo, porem isso e transformado em prazer, excitacao e busca de fortes emocoes. Valores eticos tambem sao construidos e valorizados no atletismo, o que e observado quando os sujeitos-atletas fazem criticas contundentes ao uso de substâncias quimicas por aqueles (as) que o praticam. Ao tomarmos o imaginario radical como principal fonte teorica para esta pesquisa, fica evidente que o esporte pode ser ressignificado, desde que esse imaginario seja potencializado no ensino da educacao fisica, provocando nos alunos uma reflexao critica sobre a sociedade e sobre o esporte, que passa a ser direcionado para a solidariedade, com democracia e autonomia. Enfim, o estudo revelou que o esporte de rendimento e capaz de criar lacos sociais e estruturar relacoes a sua volta.
Referência(s)