Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação integral: notas sobre Charles Fourier, Saint Simon e Pierre-Joseph Proudhon

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 15; Issue: 64 Linguagem: Português

10.20396/rho.v15i64.8641936

ISSN

1676-2584

Autores

José Damiro de Moraes,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Este artigo procura contribuir para as discussões em torno do conceito histórico de educação integral, tendo em vista que existem algumas lacunas em torno desse tema. Aqui iremos abordar os conceitos de educação integral no pensamento dos intelectuais: Claude-Henri de Rouvroy ou Conde de Saint-Simon (1760-1825), François Marie Charles Fourier (1772-1837) e Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865). A pesquisa utiliza as obras dos autores escritas/publicadas no século XIX. A metodologia procura entender a produção intelectual de maneira dialética e dentro do contexto histórico em que foi produzida. Indicamos como conclusões que Proudhon, Saint-Simon e Charles Fourier, consideravam no processo educacional que a parte literária estaria diretamente vinculada com a científica, unindo teoria e prática. Podemos aventar que as contribuições desses pensadores foram importante nas reflexões educacionais e na defesa de uma educação comprometida com a transformação social presente no pensamento socialista e no movimento operário do século XIX e XX.

Referência(s)