
PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores
2012; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
2176-4360
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO texto proposto resulta de reflexoes advindas do projeto de pesquisa “Politica Nacional de Formacao de Professores: um estudo do PIBID enquanto politica de promocao e valorizacao da formacao docente” e objetiva analisar o referido projeto, com o intuito de compreender o PIBID e sua contribuicao para a valorizacao e qualificacao dos futuros professores da educacao basica. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, com o desenvolvimento de estudos bibliograficos, analise documental e utilizacao da dinâmica de grupo focal com os academicos participantes do PIBID, dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Ciencias Biologicas, Matematica e Letras, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes (URI) – campus de Frederico Westphalen. O estudo esta inserido no Grupo de Pesquisa em Educacao, e seu foco e compreender como os academicos percebem a propria formacao, tendo como referencia o PIBID. A sustentacao teorica do projeto fundamenta-se nas Politicas de Formacao de Professores e em autores que discutem essas politicas no Brasil. A pesquisa em andamento, esta na fase da analise de dados, contudo, podemos declarar, ainda que parcialmente, que o PIBID tem atuado na valorizacao dos futuros docentes, ao propiciar que eles trabalhem, na pratica o que lhes e transmitido nos bancos academicos, trazendo a experiencia necessaria para que eles decidam se querem ou nao serem professores. Alem disso, esse programa propicia a instrumentalizacao para tratar de modo adequado os problemas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, que vao incentiva-los a assumirem a carreira docente e, consequentemente, contribuirao para a elevacao da qualidade de ensino da escola publica, um dos seus objetivos primordiais.
Referência(s)