Artigo Produção Nacional

Estratégias de cópia da Figura Complexa de Rey por Crianças

2016; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2075-9479

Autores

Andreza Moraes da Silva, Eduarda Peçanha, Helenice Charchat‐Fichman, Rosinda Martins Oliveira, Jane Corrêa,

Tópico(s)

Children's Physical and Motor Development

Resumo

A Figura complexa de Rey (ROCF) e um instrumento neuropsicologico classico que recruta habilidades de planejamento e organizacao. Considerando-se que criancas desenham a figura de forma diferente dos adultos, o objetivo deste estudo foi comparar dois sistemas de pontuacao qualitativa - Osterrieth e Developmental Scoring System for the Rey-Osterrieth Complex Figure (DSS - ROCF) – em termos de sua capacidade de descrever mudancas nas estrategias ao longo do desenvolvimento. Foram analisadas as reproducoes de copia do teste de 208 criancas de 7 a 13 anos, com desenvolvimento tipico, de escolas que atendem as classes sociais C, D e E, classificacao do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (BGE), baseada na renda familiar. A classe A possui maior renda, enquanto a Classe E, a menor. A frequencia das estrategias nao foi igualmente distribuida em ambos os sistemas. Criancas mais novas empregaram estrategias menos elaboradas, as mais velhas, estrategias mais elaboradas. Entre 9 e 13 anos houve concentracao de ocorrencia da estrategia IV (Osterrieth) e do estilo intermediario (DSS-ROCF). O exame do emprego da Estrategia IV, copia fragmentada, permitiu descrever diferentes formas de sua execucao, segundo a sequenciacao de copia dos detalhes da figura. Observou-se que as criancas fragmentam a ROCF de formas diferentes. Algumas fragmentacoes seguem uma ordem logica, outras ocorrem de forma idiossincratica, sendo as primeiras frequentes em criancas mais velhas e as outras em criancas mais novas. O exame da sequencia seguida durante a copia da ROCF pode contribuir para a compreensao da heterogeneidade observada no desempenho das criancas e adolescentes que empregam a estrategia IV de Osterrieth. Este resultado pode vir a permitir a identificacao de modos diferentes de planejamento na ampla faixa etaria em que esta estrategia ocorre, contribuindo, assim, para a avaliacao das funcoes executivas e para a intervencao neuropsicologica para o desenvolvimento destas habilidades. Palavras-chave: Funcoes executivas, testes neuropsicologicos, psicometria, figura complexa de Rey, sistemas de pontuacao.

Referência(s)