Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Padrão de vítimas e lesões no trauma com motocicletas

2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5327/z1984-4840201624711

ISSN

1984-4840

Autores

Fernanda Soares Simoneti, Larissa Olm Cunha, Yuri Gurfinkel, Tássia Sabbadim Mancilha, Felipe Caldeira Campioni, Alcirene Helaehil Cabral, Décio Luís Portella, José Mauro da Silva Rodrigues, Neil Ferreira Novo,

Tópico(s)

Traffic and Road Safety

Resumo

Introdução: No Brasil, um a cada nove pacientes hospitalizados é vítima de acidente de trânsito. O impacto desses números implicam repercussões econômicas, sociais e administrativas. Objetivos: Levantar dados epidemiológicos sobre as vítimas de eventos traumáticos com motocicletas encaminhadas para um hospital terciário (Conjunto Hospitalar de Sorocaba), descrever as lesões encontradas e discutir o impacto na qualidade de vida dessas vítimas. Método: estudo prospectivo que incluiu vítimas de trauma envolvidas em acidentes com motocicletas, no período de abril a setembro de 2013, referenciadas a um hospital de nível terciário. Para a coleta de dados, foi elaborada ficha padronizada com escores de trauma, seu mecanismo e descrição das lesões. Resultados: Um total de 143 pacientes foram analisados: 83,2% homens e 16,8% mulheres, com o predomínio do grupo etário entre 20–29 anos (49,6%). O uso de capacete foi relatado em 98,5% dos casos. O gênero masculino representou cerca de 86% na categoria de condutor da motocicleta. Os principais mecanismos de trauma foram colisões (72,7%), seguidas de queda da motocicleta (15,4%). Quanto às lesões, as mais encontradas foram as escoriações (72,9%) e os ferimentos corto-contusos (13,8%). Os segmentos anatômicos mais acometidos foram os membros superiores e inferiores, representando 83% dos casos. Pacientes foram avaliados quanto ao Revised Trauma Score (RTS); as vítimas com RTS=12 somaram 97,9%, o que sugere gravidade relativamente leve da maioria dos pacientes. Conclusões: Os achados do presente estudo, quanto ao padrão majoritário das vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, são compatíveis com a literatura. O predomínio da população economicamente ativa do país em eventos tão onerosos e incapacitantes como os acidentes com motocicletas implica na necessidade de novas estratégias na gestão do trânsito e da saúde pública.

Referência(s)