Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Atravessando o círculo mágico em jogos pervasivos: performance e presença em espaços heterotópicos

2015; University of Colima; Volume: 21; Issue: 42 Linguagem: Espanhol

ISSN

1405-2210

Autores

Thaiane Oliveira,

Tópico(s)

Digital Games and Media

Resumo

espanolEste articulo pretende reflexionar sobre los juegos ubicuos como espacios heterotopicos a partir de los conceptos de presencia y de representacion. Con esta reflexion se busca considerar al cuerpo como parte de una espacialidad que ocupa no solo el lugar ordinario en los espacios urbanos cotidianos, sino que implica una representacion material en la diegesis cuando se activa como parte de la ficcion. Se argumenta que la heterotopia permite trascender los limites espaciales y temporales, para conducir, a traves de un espejo magico, a la interaccion con las narraciones ficticias que abordan la utopia a traves de la propia actuacion, como sujetos en su materialidad corporal real, pero tambien como parte de la diegesis del juego ubicuo en si. portuguesEste artigo pretende refletir acerca dos jogos pervasivos enquanto espacos heterotopicos a partir das nocoes de presenca e performance. Busca-se com esta reflexao considerar o corpo enquanto parte de uma espacialidade que ocupa nao apenas o lugar do ordinario nos espacos urbanos cotidianos, mas implica em uma representacao material da diegese quando acionado como parte da ficcao em ambientes imerso-pervasivos. Buscamos defender que a heterotopia permite o transbordamento entre fronteiras espaco-temporais, por conduzir, atraves do espelho magico, o interagente que constroi nestas narrativas ficcionais a utopia desejante atraves da performance de si enquanto sujeito em sua materialidade corporea real, mas tambem enquanto elemento da diegese do proprio jogo. EnglishThis paper analyses digital games as heterotopic spaces understood in terms of presence and performance. The goal of these reflections is to consider the body as part of spatiality that occupies not only the place of the ordinary in everyday urban spaces, but also implies a physical representation of (narrative) diegesis when triggered as part of the fiction when immersed in environments. It is argued that heterotopia allows transcending spatial and temporal boundaries in order to pass through a magic mirror, interacting with these fictional narratives that approach utopia through the performance itself, as subjects in their real bodily materiality, but also as an element of diegesis in the pervasive game itself.

Referência(s)