Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

UTILIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA PURA DA TEORIA DOS JOGOS PARA DETERMINAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

2016; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.19177/reen.v8e32015187-204

ISSN

1984-3372

Autores

Alini da Silva, Caroline Sulzbach Pletsch, Nelson Hein, Jorge Eduardo Scarpin,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

<p>O estudo teve por objetivo verificar o preço de venda ideal de acordo com a estratégia pura da Teoria dos Jogos em uma empresa hoteleira. A metodologia utilizada foi descritiva, quantitativa e trata-se de um estudo de caso. O estudo de caso foi realizado em uma empresa de prestação de serviços no ramo hoteleiro localizada no norte do estado do Rio Grande do Sul, a qual oferece três tipos de diárias, <em>standard</em>, <em>standard</em> superior e suíte. Foram gerados oito preços de venda para cada serviço ofertado por quatro sistemas de custeio e duas métricas de rateio dos gastos indiretos, com a finalidade de encontrar o preço concorrente com as demais empresas. Constatou-se que os preços de venda gerados pelo sistema de custeio direto ou variável foi o retratado pelos três tipos de serviços, o que representa a melhor opção diante dos preços da concorrência.</p>

Referência(s)