Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“Quem doutrine e ensine os filhos daqueles moradores”: a Companhia de Jesus, seus colégios e o ensino na Amazônia colonial

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 43e Linguagem: Português

10.20396/rho.v11i43e.8639954

ISSN

1676-2584

Autores

Rafael Chambouleyron, Karl Heinz Arenz, Raimundo Moreira das Neves Neto,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Falar de ensino jesuítico, não significa somente pensar o ensino da doutrina e das escolas nas aldeias de índios livres, espaços privilegiados da missão jesuítica na América portuguesa, desde meados do século XVI. Igualmente fundamental foi a reflexão sobre o ensino dos filhos dos moradores e os primeiros intentos de formar noviços da terra. Esta experiência, por outro lado, deve ser pensada para além da mera questão do ensino, pois significava também refletir sobre as formas de inserção da Ordem no mundo português que se criava com a ocupação da Amazônia; os colégios que a Companhia fundou nas cidades de Belém e São Luís ganham aí um papel central. O objetivo deste artigo é o de compreender a relação das atividades de ensino dos padres jesuítas na Amazônia colonial com as formas políticas e econômicas por meio das quais se articularam na região.

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