
Análise da Eficiência nos Gastos Públicos com Educação Fundamental nos Colégios Militares do Exército em 2014
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18405/recfin20160104
ISSN2318-1001
AutoresGilberto Magalhães da Silva Filho, Tarso Rocha Lula Pereira, Marke Geisy da Silva Dantas, Aneide Oliveira Araújo,
Tópico(s)Logistics and Infrastructure Analysis
ResumoEste artigo teve como objetivo avaliar a eficiencia na alocacao dos gastos publicos com educacao nos Colegios Militares do Exercito. Foram tomados como referencia de estudo os anos de 2009 e 2011 do 9o ano de estudo, que e a serie final do ensino fundamental. A amostra da pesquisa foi composta pelas 12 unidades que fazem parte do Sistema Colegio Militar do Brasil. Para analise da eficiencia nos gastos com educacao foi utilizada a Analise Envoltoria de Dados (DEA), tendo-se como insumos as variaveis despesa com educacao, numero de alunos matriculados e numero de professores (insumos). E, como produto, o IDEB dos colegios para os anos de 2009 e 2011. Os resultados da pesquisa mostraram que para o ano de 2009 sete colegios (58,34%) foram considerados eficientes e, para o ano de 2011, apenas quatro unidades (30%), mediante o modelo DEA-BCC. Quando analisado atraves do modelo CCR, cinco colegios (41,67%) se mostraram eficientes, ja em relacao a 2011, apenas tres (25%). A pesquisa contribuiu no sentido de proporcionar aos ordenadores de despesa uma ferramenta capaz de auxiliar na avaliacao da gestao e permitir a tomada de decisoes por estes gestores, no sentido de maximizar a utilidade dos recursos e proporcionar uma melhor eficiencia na alocacao dos recursos publicos. Pode-se destacar que os colegios que apresentaram maior alocacao de recursos, nao necessariamente, apresentaram-se eficientes indicando a necessidade de uma melhor gestao dos recursos por parte dos gestores frente a essas organizacoes. Os resultados aqui apresentados podem ser definidos como uma analise de eficiencia relativa, uma vez que as escolas foram consideradas eficientes quando comparadas com os outros colegios que compoem a amostra da pesquisa.
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