Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O processo de Bolonha no espaço europeu e a reforma universitária brasileira

2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 9; Linguagem: Português

10.20396/etd.v9in.esp..729

ISSN

1676-2592

Autores

Carmen Célia Barradas Correia Bastos,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este artigo aborda questões que envolvem o movimento de reformas educacionais na educação superior, a partir do final do Século XX, como a Declaração de Bolonha assinada em 1999, por ministros da Educação europeus, e que promove, atualmente, a reforma chamada Processo de Bolonha. Outros documentos como a Declaração Mundial sobre Educação Superior, 1998, representam marco referencial das reformas a que se refere este texto. Em sua essência, os documentos europeus vinculam o movimento reformista da educação superior às necessidades contextualizadas pelo padrão de globalização da economia. São articulações que têm como base o incentivo à competitividade, mobilidade discente, adaptação ao mercado de trabalho. No Brasil, em que sentido é possível situar os reflexos desse movimento? Na busca desse entendimento, focalizamos o movimento empreendido pelo Ministério da Educação para discutir a reforma universitária para o país, em especial destacamos o Seminário Internacional Universidade XXI e a Declaração de Brasília. Resguardadas as especificidades de cada situação, vislumbramos refletir sobre possíveis intersecções dos movimentos reformistas na educação superior contemporânea.

Referência(s)