Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DIALOGOS: ENSINO DA PSICOLOGIA NO BRASIL E EM PORTUGAL

2016; ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17267/2317-3394rpds.v4i1.584

ISSN

2317-3394

Autores

Mônica Ramos Daltro, Rui Paixão,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Esse ensaio propõe um diálogo sobre a formação em psicologia no Brasil e em Portugal. Está organizado como entrevista. No dialogo estabelecido pode-se observar como o discurso cientificista positivista está na base da formação em Portugal e no Brasil e se estende pela União Europeia. A Carta de Bolonha e as Diretrizes Curriculares Nacionais estão apresentadas como marcos na educação superior dos dois países em função de proporem pensar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem e incluir o multiculturalismo como realidade

Referência(s)