Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Popularização da ciência: a interdiscursividade entre ciência, pedagogia e jornalismo

2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/2176-457323671

ISSN

2176-4573

Autores

Dèsirée Motta-Roth, Anelise Scotti Scherer,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

RESUMO O discurso científico produzido por e para especialistas chega, por meio da popularização da ciência (PC), à esfera pública da mídia, passando por deslocamentos no tempo, no espaço social e no discurso. Essa hibridização entre ciência e jornalismo gera o discurso do jornalismo científico, que busca tornar conhecido o desconhecido ou compreensível o hermético como um ato pedagógico. Consideramos esse processo como recontextualização do discurso da esfera científica na esfera jornalística, mediada pelo discurso pedagógico. Argumentamos, neste trabalho, que a notícia de PC e o artigo científico são membros de um mesmo sistema de gêneros que tornam público o discurso da ciência. Primeiramente, identificamos nosso quadro teórico de referência e as concepções de PC, sistema de gêneros e recontextualização. Em seguida, exploramos a interdiscursividade em um exemplar do gênero notícia de PC, ressaltando as relações existentes entre ciência, jornalismo e pedagogia nesse gênero.

Referência(s)