As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente
2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Issue: 03 Linguagem: Português
10.22409/mov.v0i03.75
ISSN1982-8918
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO artigo apresenta uma problematizacao das conexoes entre genero, profissionalismo e formacao docente, analisando quatro focos centrais da questao. O primeiro aponta e examina a incompatibilidade politica entre as estrategias profissionais e as ocupacoes povoadas pelas mulheres. O segundo discute as controversias sobre a adocao do profissionalismo como uma opcao compativel com a participacao democratica do magisterio nas decisoes sobre a educacao publica das duas ultimas decadas. O terceiro chama a atencao para as consequencias da adocao do termo educador no debate politico do movimento docente da decada de 1980. Finalmente, no quarto e quinto itens, problematizando-se as relacoes entre discurso e poder sao discutidas as implicacoes do profissionalismo e da tradicao cientifica na formacao universitaria para o magisterio. Palavras-chave: trabalho docente; formacao de professores; historia da educacao; politica educacional; movimento docente; genero e educacao.
Referência(s)