Artigo Revisado por pares

As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente

2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Issue: 03 Linguagem: Português

10.22409/mov.v0i03.75

ISSN

1982-8918

Autores

Marisa da Costa,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O artigo apresenta uma problematizacao das conexoes entre genero, profissionalismo e formacao docente, analisando quatro focos centrais da questao. O primeiro aponta e examina a incompatibilidade politica entre as estrategias profissionais e as ocupacoes povoadas pelas mulheres. O segundo discute as controversias sobre a adocao do profissionalismo como uma opcao compativel com a participacao democratica do magisterio nas decisoes sobre a educacao publica das duas ultimas decadas. O terceiro chama a atencao para as consequencias da adocao do termo educador no debate politico do movimento docente da decada de 1980. Finalmente, no quarto e quinto itens, problematizando-se as relacoes entre discurso e poder sao discutidas as implicacoes do profissionalismo e da tradicao cientifica na formacao universitaria para o magisterio. Palavras-chave: trabalho docente; formacao de professores; historia da educacao; politica educacional; movimento docente; genero e educacao.

Referência(s)
Altmetric
PlumX