Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Atravessando as bordas do círculo mágico: imersão, atenção e videogames

2016; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 13; Issue: 36 Linguagem: Português

10.18568/cmc.v13i36.1075

ISSN

1983-7070

Autores

Emmanoel Ferreira, Thiago Falcão,

Tópico(s)

Digital Games and Media

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão sobre o círculo mágico, conceito bastante debatido nos últimos anos no âmbito dos jogos em geral, e em particular dos videogames. Através de um diálogo com autores dos game studies, como Johan Huizinga e Katie Salen e Eric Zimmerman, assim como com autores da psicologia cognitiva que discutem a questão da atenção, argumentamos que o círculo mágico, ao invés de separar ficção e realidade – conforme defendido por diversos autores – funciona como uma estrutura cognitiva de mediação, cuja existência ocorre de formas diferenciadas e gradativas, de acordo com a operação de processos imersivos e atencionais entre jogador e dispositivo tecnológico, neste caso o videogame.

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