
O FORRÓ E SUAS CONFIGURAÇÕES: A ALITERAÇÃO, A MULHER, O HOMEM, O MOVIMENTO CORPORAL E O AMBIENTE NAS CANÇÕES FORROZÍSTICAS
2014; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4013/22
ISSN1806-9509
AutoresEl-Buainin Vieira Machado Nunes, Santinho Ferreira de Souza,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoSao destacados, nesta breve pesquisa, elementos frequentes na constituicao das cancoes forrozisticas. Tomando como base as concepcoes do termo forro de Ibratina Guedes de Carvalho Lopes (2007) e de Antonio Carlos de Quadros Junior e Catia Mary Volp (2005), fizeram-se analises das letras em relacao as disposicoes da mulher, do homem, do movimento corporal e do ambiente, configuradas no forro conforme o desenvolvimento historico-social desse no territorio brasileiro. O corpus utilizado para as analises se compoe das cancoes “O chineleiro” (1975), de Joao Silva e Aquino; “Vamos xamegar” (1967), de Dilson Doria e Elino Juliao; “Machucando o coracao”, de Chico Amaro e Damiao; “Forro universitario” (2000), da banda Rastape; “Xote swingado” (2005), de Faby Forte e “Como todo amor” (2005), de Aureliah Milagres.
Referência(s)