
Instrução, educação e nação no Brasil oitocentista (1822-1861)
2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 13; Issue: 52 Linguagem: Português
10.20396/rho.v13i52.8640227
ISSN1676-2584
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO que significava pensar o ensino no Brasil imperial? Tal questionamento, além de nos dizer muito sobre quem somos hoje, estava mais do que na pauta dos agentes do governo quando da formação do país à época. Pensar o ensino significava pensar questões fundamentais que eram: quem seria formado? Quem era o povo que receberia esse ensino? Quem ensinaria? O que ensinar? Além disso, questões fundamentais como a educação moral do povo, assim como a formação de um ideal de nacionalidade, pertencimento e cidadania pretendiam ser lançados já no espaço escolar. Discutiremos neste artigo como esse debate ganhou fôlego e tomou forma nos anos iniciais da construção do Brasil imperial, entre a independência e o período de consolidação da monarquia (a década de 1850).
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