
Ensino de Geografia como um campo de pesquisa no Brasil: uma história da disciplina acadêmica no contexto das narrativas de Lívia de Oliveira
2014; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 24; Issue: 46 Linguagem: Português
10.18675/1981-8106.vol24.n46.p137-155
ISSN1981-8106
AutoresGeórgia Stefânia Picelli Laubstein-Oliveira, João Pedro Pezzato,
Tópico(s)Historical Geography and Geographical Thought
ResumoO presente texto registra as memórias da professora Lívia de Oliveira com o objetivo de contribuir para a escrita da história da Geografia como disciplina acadêmica. A trajetória da professora possibilita compreendermos o contexto histórico de construção das universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. Nascida no interior do Estado de São Paulo em 1927, Lívia atuou no ensino básico e no superior. Foi também pioneira no desenvolvimento da investigação acadêmica para a área do ensino de Geografia, em especial no campo da cartografia escolar. Seu trabalho possibilitou que a cartografia escolar deixasse de ser uma simples transposição de conceitos e métodos técnicos para o ensino básico.
Referência(s)