A Inclusão dos Conteúdos da História e Cultura da África e dos Afro-Brasileiros na Educação Básica: O que Falta para o Enfrentamento Desses Desafios? Que Mudanças São Necessárias à Prática Docente para Corrigir Posturas e Combater Preconceitos Raciais?

2015; Volume: 14; Issue: 29 Linguagem: Português

10.15603/1679-8104/ce.v14n29p3-19

ISSN

1679-8104

Autores

A.C.P. Ramos,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo pretende discorrer sobre as principais dificuldades apontadas pelos professores da rede estadual de Sao Paulo para inserir os conteudos de Historia e Cultura da Africa e dos Afro-Brasileiros em sala de aula e relatar as experiencias dos professores, sobretudo, as de adocao de praticas e abordagens de leituras que dialogam com a educacao para as relacoes etnico-raciais no cotidiano escolar. O estudo teve como metodo a pesquisa qualitativa, com entrevistas e questionarios semiestruturados e pesquisa-acao. Os resultados obtidos denotam que, embora venham ocorrendo acoes significativas em algumas escolas, elas ocorrem de modo isolado. Alem das lacunas da formacao inicial, ha, mesmo apos 10 anos de institucionalizacao da lei, uma enorme carencia de formacao continuada para a efetiva implementacao, e existem ainda outros fatores impeditivos, como a falta de infraestrutura nas escolas.

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