Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Utilização de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido na formação de professores na França

2015; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4013/edu.2016.201.12

ISSN

2177-6210

Autores

Paula Virgínia Chaves Cabral Andrade, Nadja Acioly-Régnier,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o impacto de um dispositivo pedagogico tecnologico hibrido (DPTH) desenvolvido para formacao inicial de professores primarios na Franca. Procurou-se analisar os efeitos da retextualizacao de generos escritos no desenvolvimento de competencias profissionais, tomando por base os autores Acioly-Regnier (2007, 1997), Dell’Isola (2007) Pastre (2011), Pastre et al. (2006), Tardif (2000) e Vergnaud (2013, 1994, 1990), entre outros. O DPTH foi utilizado experimentalmente em uma disciplina na Universidade de Lyon 2 com 14 estudantes do Master 1. As atividades desses estudantes, durante um semestre letivo, foram registradas em um blog. Foram selecionados como elementos de analise os generos textuais escritos dos futuros docentes que simulavam conflitos e solucoes de situacoes vivenciadas na sala de aula. Os resultados mostram a utilizacao simultânea de conceitos e instrucoes oficiais no tratamento dos conflitos pedagogicos evocados.Palavras-chave: formacao de professores, desenvolvimento de competencias, retextualizacao de generos escritos.

Referência(s)