Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As potencialidades do queijo colonial como produto de Indicação Geográfica (IG) para Chapecó-SC / The capabilities of colonial cheese as indication of Geographical Product (IG) to Chapeco-SC

2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 26; Issue: 46 Linguagem: Português

10.5752/p.2318-2962.2016v26n46p545

ISSN

2318-2962

Autores

Marina Baréa, Sílvio Santos, Charlson José de Albuquerque Maranhão,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

<p>Uma Identificação Geográfica (IG) permite o reconhecimento de um produto ou serviço, por lhe conferir um signo distintivo assegurado legalmente. No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), aponta possibilidades em relação à IG, e, na região Oeste Catarinense indica potencialidades a serem exploradas para o do queijo. Neste contexto, este estudo tem como objetivo geral verificar a potencialidade de registro, como (IG), do queijo colonial produzido a partir do leite cru na região de Chapecó/SC. Para atingi-lo, foram perseguidos os seguintes objetivos específicos: apresentar a relevância de criar condições de reconhecimento de um produto como forma de estratégia mercadológica, por meio de uma IG; e construir um arcabouço com informações pertinentes capaz de orientar o registro de um produto através de uma indicação geográfica. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de caráter descritivo-exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados junto aos produtores de queijo, à Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (APACO) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (CIDASC), além de entrevistas com outros três produtores de queijo e um representante do MAPA. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e de campo para evidenciar os resultados. Ao final deste estudo observou-se os resultados que sinalizam evidências e possibilidades de registro do objeto deste estudo.</p><p><strong>Palavras–chave:</strong> Indicação Geográfica, Leite Cru, Queijo, Oeste Catarinense.</p><p><strong>Abstract</strong></p><p>A Geographical Identification (GI) allows recognition of a product or service, by giving him a distinctive sign legally secured. In Brazil, the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (MAPA), points out possibilities regarding IG, and in the western Santa Catarina region indicates potential to be exploited to the cheese. In this context, this study has the general objective to verify the registration capability, as (IG), the colonial cheese made from raw milk in Chapecó/SC region. To achieve it, the following specific objectives were pursued: to present the importance of creating conditions for recognition of a product as a way of marketing strategy, through a GI; and build a framework with relevant information capable of guiding the registration of a product through a geographical indication. The research is a qualitative approach and descriptive and exploratory character. Data collection was conducted through questionnaires together with the cheese producers, the Association of Small Farmers of Santa Catarina west (APACO) and Integrated Agricultural Development Company of SC (CIDASC), as well as interviews with three other cheese producers and a representative of MAP. We used literature and field research to highlight the results. At the end of this study it was observed that the results indicate evidence and registration possibilities from object of this study.</p><p><strong>Keywords</strong>: Geographical Indication, Raw Milk, Cheese, Western Santa Catarina State.</p>

Referência(s)
Altmetric
PlumX