Artigo Revisado por pares

História da ciência e ensino: onde terminam os paralelos possíveis?

2008; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 11; Issue: 55 Linguagem: Português

10.24109/2176-6673.emaberto.11i55.1855

ISSN

2176-6673

Autores

Nélio Bizzo,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

A ideia de que o passado ajuda a compreender o presente parece muito atraente e ate mesmo acima de qualquer duvida. Ultimamente, ao sabor da moda, varias iniciativas tem sido realizadas no sentido de colocar a historia da ciencia a servico do ensino. Varios paises tem tomado iniciativas, como os Estados Unidos (projeto 2061), Dinamarca (curriculo nacional), Holanda (PLON), Inglaterra e Pais de Gales (curriculo nacional), alem da criacao de uma revista especializada na Nova Zelândia (Science & Education). Em outro artigo, procuramos mostrar algumas das propostas que tem sido apresentadas no sentido de aproximar essas duas areas (Bizzo, 1993a). Aqui, o objetivo sera o de mostrar algumas restricoes e cuidados que deveriam estar presentes nesse debate.

Referência(s)
Altmetric
PlumX