Artigo Revisado por pares

A Trapaça como Recurso Literário e Teopolítico no Romance Um Crime, de Georges Bernanos

2015; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 28 Linguagem: Português

10.15603/1677-2644/correlatio.v14n28p55-78

ISSN

1677-2644

Autores

Fábio Macêdo Mendes,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O objetivo desse texto e realizar uma analise critica do romance policial Um crime (1935) de Georges Bernanos (1888-1948), considerando o motivo da trapaca como recurso literario e teopolitico. E a partir desse elemento que o totalitarismo politico e a decadencia moral da sociedade burguesa e moderna sao denunciados pelo autor. Evidencia-se, assim, a problematica do mal, sabendo que este romancista, alem de religioso (catolico), foi tambem um anticonformista e polemista, tendo estado engajado na resistencia espiritualista denunciando o regime de Vichy e o colaboracionismo. A relevância de Bernanos para os dias atuais se faz sentir quando entendemos que guerra e religiao, dois temas caros ao romancista, ainda estao em vigor. Ha uma guerra silenciosa, nao declarada, que afeta a realidade humana, inclusive a brasileira, e uma religiao intima que esta cada vez mais atuante no ser humano. O texto esta organizado em tres partes. A primeira delas visa resumir a passagem de Bernanos pelo Brasil, entre os anos de 1938 a 1945, a fim de nos oferecer uma nocao basica da influencia desse homem enquanto romancista, catolico e ativista politico junto a literatura brasileira. A segunda parte, por sua vez, ira propor estrategias de leitura de Um crime (1935) a partir das chaves hermeneuticas sugeridas em outro romance do autor, intitulado Senhor Ouine (1943/1946). Ja a terceira parte sugerira uma analise sucinta do romance Um crime , considerando o problema da trapaca numa perspectiva teologica e politica. Vale ressaltar que nao queremos propor linhas de forca para a compreesao de uma estetica do romance catolico. Tambem nao e nosso interesse submeter a analise literaria as de cunho teologico e politico, mas, sim, integrar cada uma delas sem perder de vista a dinâmica interna do texto. O pensamento teologico de Paul Tillich (1886-1965), principalmente no que diz respeito ao pecado como alienacao e a problematica do mal como autodestruicao existencial, sera incorporado no decorrer da analise critica. Assim, notaremos um lado um tanto protestante da empresa de Bernanos.

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