Gestão democrática e a formação do sujeito integral: estratégias para a sala de aula
2016; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 11; Issue: 22 Linguagem: Português
10.22169/intersaberes.v11i22.917
ISSN1809-7286
AutoresMaria Raquel Caetano, Catia Santos Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoRESUMO Este artigo apresenta reflexoes sobre a educacao para a democracia, a qual possui o objetivo de desenvolver o sujeito integral, sendo esse capaz de (re) conhecer a cultura existente, construir historia e produzir novos conhecimentos. Alem disso, que saiba dos seus direitos e deveres, a importância de viver em grupo, respeitar e ser respeitado, promovendo, assim, consequentemente, uma sociedade mais humana e um sujeito que atue conscientemente em sociedade pensando no bem de todos. Sera abordado o que significa para essa pesquisa formar o sujeito em sua integralidade contemplando os aspectos: historico, social e politico, bem como a importância da mediacao do educador na formacao desse ser complexo na sala de aula e a importância de promover um ambiente cujas relacoes e aprendizagem acontecam de forma tranquila. A pesquisa fara um dialogo entre a teoria e a pratica baseada nos autores Freinet e Paro, sugerindo caminhos possiveis que contribuirao para o desenvolvimento do sujeito nessa perspectiva. No decorrer do artigo, realizou-se a analise das estrategias aplicadas em uma turma de alunos na cidade de Igrejinha-RS por meio de observacao, reflexao e analise das atividades e levantamento de dados realizado com alunos e professores. Concluiu-se que e possivel, por meio de estrategias adequadas, desenvolverem o sujeito em sua integralidade, pois os resultados foram positivos, principalmente em relacao a como os alunos passaram a entender-se, resgatando a autoestima e o desejo de aprender, valorizando-se como sujeitos participantes e protagonistas da historia, capazes de influenciar vidas e, consequentemente, a sociedade positivamente. Palavras-chave: Gestao democratica. Formacao do Sujeito Integral. Estrategias. Sala de aula. ABSTRACT The following article presents reflections about education through democracy, which has the goal to develop the integral student who is capable of recognizing the current culture around him/her, build his/her own history and produce new knowledge. Nevertheless, a person who knows his/her rights and duties, and that knows the importance of respecting and being respected, which would lead to a more human society as well as having in mind the well-being of all. The article defines what it means to form a student in his integrality contemplating the historical, social and political aspects as well as the importance of the educator mediation to form this complex human being in the classroom and the importance to promote an environment of good relationships so that the learning process can happen in an easy way. The following study shows the connection between theory and practice based on the authors Freire and Paro suggesting possible paths (strategies/methodologies) that will contribute to the student development under such perspective. The article analyses the methodology used in a group of students in the city of Igrejinha in the state of Rio Grande do Sul by observing and analyzing questionnaires applied to students and teachers involved in this experience. It was possible to conclude that it is possible, through suitable strategies, to develop a person in his integrality due to the positive results regarding how students began to understand themselves, how they regain their self esteem and the desire of learning by considering themselves as active participants of the history and who are capable of influencing lives and consequently the society in a positively way. Keywords: Democratic Management. The formation of integral student. Strategies. Classroom. RESUMEN Este articulo presenta reflexiones sobre la educacion para la democracia que tiene el objetivo de desarrollar el sujeto integral, capaz de (re) conocer la cultura existente, construir la historia y producir nuevos conocimientos. Ademas, que el sujeto sepa sus derechos y deberes, la importancia de vivir en grupo, respetar y respetarse, promoviendo, asi, una sociedad mas humana y un sujeto que actue conscientemente en sociedad pensando en el bien de todos. Se abordara lo que significa para esta investigacion formar el sujeto integro en su totalidad contemplando los aspectos: historico, social y politico, asi como la importancia de la mediacion del educador en la formacion de este ser complejo en el aula y la importancia de promover un entorno cuyas relaciones y el aprendizaje se lleve a cabo sin problemas. La investigacion hara un dialogo entre la teoria y la practica a partir de los autores Freinet y Paro, lo que sugiere posibles maneras de contribuir al desarrollo del sujeto en esta perspectiva. A lo largo del articulo, se ha realizado el analisis de las estrategias aplicadas a una clase de estudiantes en la ciudad de Igrejinha-RS a traves de la observacion, reflexion y el analisis de las actividades y los datos de las encuestas de estudiantes y profesores. Se ha concluido que es posible, a traves de estrategias adecuadas el desarrollo del sujeto en su totalidad, debido a que los resultados fueron positivos, en particular con respecto a como los estudiantes han llegado a entenderse, rescatando la autoestima y el deseo de aprender, valorandose como sujetos sujeto participantes de la historia, capaces de influenciar en las vidas y, consecuentemente en la sociedad de manera positiva. Palabras-clave: Gestion Democratica. Formacion del Sujeto Integral. Estrategias. Aula.DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v11i22.917
Referência(s)