
Indiferença Civil e Infância: Uma Análise da “Frieza Burguesa” em Relação às Crianças
2015; UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15600/2238-121x/comunicacoes.v22n3p61-74
ISSN2238-121X
Autores Tópico(s)Bullying, Victimization, and Aggression
ResumoResumo Este estudo consiste em analisar a indiferença civil em relação às crianças, em duas escolas municipais da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, as quais acolhem crianças a partir dos 6 anos de idade.A ideia de aprofundar os estudos sobre a indiferença civil em relação às crianças decorreu de duas pesquisas anteriores, as quais foram retomadas aqui, possibilitando entender o caminho percorrido por este estudo.Há uma relativa profusão de pesquisas que demonstram a exclusão das diferenças na escola, no entanto, as situações de subordinação social persistem, o que indica a necessidade de estudos que coloquem em evidência os processos de formação de um modo específico de conceber a moral social apoiada na "frieza burguesa" (Bürgerliche kälte).Esse fenômeno, em razão da indiferença civil, manifesta-se nas práticas e rituais escolares, levando à dessensibilização concomitantemente à imposição das desigualdades educacionais.Os resultados da pesquisa sobre a moral fria indicam que inúmeras situações cotidianas de conflito são experimentadas na educação, nas quais a indiferença é transmitida aos alunos desde os anos iniciais de escolarização, em meio às contradições entre a proposição de educar--ensinar-formar na perspectiva da universalização do conhecimento e as desigualdades de condições objetivas de oportunidades educacionais. PalavRas-chave
Referência(s)