Calculando exagerado para não passar vergonha no caixa: representações quantitativas e espaciais entre jovens e adultos no morro de São Carlos
2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Issue: 08 Linguagem: Português
10.22409/mov.v0i08.120
ISSN1982-8918
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste trabalho procura compreender relacoes entre conheciemntos matematicos construidos por jovens e adultos trabalhadores na vida cotidiana e conhecimentos matematicos escolares. Foi desenvolvida pesquisa etnografica em uma comunidade de baixa renda do Rio de Janeiro, acompanhando a rotina local de um curso de educacao de jovens e adultos, assim como aspectos da vida diaria dos alunos e da vida comunitaria. Os resultados indicaram estreita associacao entre o uso de habilidades matematicas no cotidiano e a necessidade de garantir formas de sobrevivencia, via administracao de um orcamento reduzido. A pesquisa destacou a predominância de aspectos socioeconomicos nos processos de construcao/representacao/utilizacao de conhecimentos matematicos num contexto urbano, evidenciando esse aspecto como significativo fator de identidade, superando os fatores exclusivamente culturais. Palavras-chave: etomatematica; educacao de jovens e adultos; representacoes quantitativas e espaciais.
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