
DESCREVENDO A CORPOREIDADE: IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS A PARTIR DA GINGA DO BRASILEIRO NO FUTEBOL E NA DANÇA
2014; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 24; Issue: 46 Linguagem: Português
10.18675/1981-8106.vol24.n46.p97-119
ISSN1981-8106
AutoresPierre Normando Gomes-da-Silva, Djavan Antério, Guilherme Barbosa Schulze, Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO presente estudo descreve a corporeidade, a partir de seu signo, a ginga. Ginga como modo perceptivo e expressivo do sujeito cultural relacionar-se com o entorno brasileiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo documental, cuja técnica de coleta se deu por meio de recortes fotográficos (frame a frame) extraídos de duas situações videográficas distintas: drible no futebol e mandinga na dança. Caracterizou-se como questão norteadora do estudo: Quais as implicações educativas decorrentes da ginga brasileira no futebol e na dança? Os dois gestos descritos foram: no futebol, o drible de Robinho (Brasil x Equador, Maracanã/RJ, 2007) e na dança, uma performance de Antônio Nóbrega no espetáculo Lunário Perpétuo (2003). A análise do movimento foi dada a partir da labanálise (LMA), com seus fatores de movimento (tempo, espaço, peso e fluxo). Os resultados evidenciam que o gingado brasileiro pode ser desdobrado em implicações pedagógicas em termos de uma educação sensorial e multicultural.
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