A TERRITORIALIZAÇÃO DO POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA, SÃO PAULO (the territorialization of Paulinia’s film industry, São Paulo)

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Inglês

10.4215/rm.v13i3.932

ISSN

1984-2201

Autores

Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Presente artigo avalia as consequencias espaciais do surgimento de uma ambiciosa politica cultural no municipio de Paulinia (SP) em 2006, assim como os impasses para o seu desenvolvimento a partir de 2012. Mais precisamente, escolhemos trabalhar com os desafios da criacao de um polo cinematografico em Paulinia. Para tanto, tomamos como referencia o conceito de industria cultural, tal qual este foi desenvolvido por Scott e Power (2004), o qual pode ser sintetizado como uma estrategia promovida por agentes publicos e/ou privados para criar uma economia capaz de se referenciar culturalmente ao mesmo tempo em que fortalece uma cultura que ganha valor economico. Uma industria cultural poderia promover uma atividade economica capaz de se beneficiar da vida social de uma cidade e que faz uso de recursos inesgotaveis, alem de contar com um mercado consumidor em constante crescimento. Com isso, esperamos contribuir para a Geografia Cultural brasileira ao apresentar uma discussao que promove o encontro de argumentos fundados tanto nas logicas economicas quanto nos significados culturais, ao contrario daquilo que a Geografia tradicionalmente fez. Palavras-chaves : Industria Cultural, Cinema, Paulinia, Territorializacao. ABSTRACT T his article intends to evaluate the spatial consequences of the ambitious cultural policy developed by the city of Paulinia (SP) in 2006 and the dilemmas of its growth after 2012. More precisely, I chose to analyze the challenges of creating a film industry in Paulinia. In order to do so, I used the concept of cultural industry as seen in Scott & Power (2004), which could be synthesize as a strategy promoted by public and private agents to create at the same time an economy capable of carrying culture values as much as a culture that gains economic value. A cultural industry could promote an economic ativity capable of benefit itself from social life and use of unending resources. Besides, a cultural industry counts on fast growing consumer markets. As a result, I hope to contribute to the Brazilian Cultural Geography as I present a discussion that promote the convergence of arguments found in economics and cultural theories, in opposition to what Geography traditionally did. Key words : Cultural Industry, Cinema, Paulinia, Territorialization. RESUME Cet article vise a evaluer les consequences spatiales de l’emergence d’une politique culturelle ambitieuse dans la ville de Paulinia (SP) en 2006, ainsi que les obstacles a son developpement a partir de 2012. Plus precisement, nous avons choisi de travailler avec les defis de la creation d’une zone specialise aux production cinematographique en Paulinia. Pour cela, nous nous referons au concept d’industrie culturelle, comme tel concept a ete developpe par Scott et Power (2004) et qui peut etre synthetise comme une strategie promue par des agents publics et prives afin de creer une economie capable de se referencer culturellemnt, tandis qu’il renforce une culture qui gagne valeur economique evident. Une industrie culturelle peut promouvoir l’activite economique en mesure de profiter de la vie sociale de la ville et qui fait appel a des ressources inepuisables, en plus d’avoir un marche de consommation en croissance constante. Avec cela, nous esperons contribuer a la geographie culturelle bresilienne en presentant une discussion qui favorise la reunion des arguments logiques basees a la fois sur le plan economique que des significations culturelles, contrairement a ce qui est trouve traditionnellement la geographie. Mots- Cles : Industrie Culturelle, Cinema, Paulinia, Territorialisation.

Referência(s)
Altmetric
PlumX