Artigo Produção Nacional

Lazer e tecnologias da informação e comunicação (tics): desafios para pensar a animação cultural na rede – um estudo da comunidade estudiolivre.org

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1981-3171

Autores

Juliana de Alencar Viana,

Tópico(s)

Multimedia Communication and Technology

Resumo

Esta dissertacao descreve e analisa a comunidade virtual EstudioLivre.org com o intuito de coletar elementos para a construcao de parâmetros de intervencao para a animacao cultural na rede. Reconhecendo a internet como um espaco de formacao, expressao e lazer, a apropriacao tecnocultural parece carecer de mais discussao sobre a questao da mediacao. Nem sempre e claro que o ciberespaco e permeado por forcas antagonicas. Tornar essas relacoes claras e contribuir para maior liberdade de escolha para seus usuarios e uma preocupacao que os animadores podem e devem ter. Quando falamos de estrategias de mediacao, inevitavelmente, pensamos no papel politico desempenhado pelos atores sociais. Perceber os usos que as pessoas fazem da tecnologia significa repensarmos aparatos metodologicos que a abertura desse novo campo de investigacao traz a producao do conhecimento. Este estudo busca reconhecer as novas tecnologias da comunicacao e da informacao, especialmente a internet, como um produto da cultura. Dessa forma, quais questoes a nova logica de producao no ciberespaco aponta para (re)pensarmos a Animacao Cultural? Como o Estudio Livre pensa suas estrategias de mediacao e como essas ajudam a pensar em intervencoes na rede? Investigar os diversos interesses que permeiam o ambiente virtual significa abrir espaco para novas reflexoes acerca do lazer e das novas tecnologias, assim como a formacao e atuacao profissional para uma sociedade cada vez mais conectada. Certa de que a constituicao de comunidades no ciberespaco e uma das formas de organizacao das praticas de lazer na rede, parece fundamental melhor compreendermos essa nova organizacao, inclusive para pensar um possivel papel do animador cultural nesse contexto. As estrategias metodologicas utilizadas para a coleta dos dados foram a etnografia virtual, por meio da observacao participante e analise dos artefatos do EstudioLivre.org – acervo, blog, forum, lista de discussao e wiki – no periodo de 24 de agosto a 2 de outubro; aplicacao de questionario para obter dados sobre os membros e posterior analise de conteudo por tratamento informatico pelo Atlas TI – software de analise qualitativa de dados. As categorias de analise foram permanencia/engajamento; pertencimento; relacoes sociais; interacoes e valores. Percebeu-se que o engajamento voluntario na comunidade esta ancorado em outro parâmetro etico-estetico de relacao, no qual salienta um tipo de pratica social no tempo livre que remete a uma compreensao do lazer que se assenta em outras bases, diferente daquela exclusivamente marcada pelo consumo e entretenimento. A nova logica de producao sugere modelos alternativos para a producao e circulacao da cultura, inspirado no conceito e ferramenta do software livre, fornecendo estrategias de mediacao frente as opcoes de lazer mais abrangentes. A mediacao das dinâmicas virtuais deve contribuir para esclarecer fins e objetivos, ajudar a objetivar valores que facilitem o desenvolvimento de distintas linguagens e que ajude a criacao e a tomada de consciencia critica das identidades comunitarias. Ao aproximar-se de uma possivel praxis tecnologica, o trabalho parece tornar claros elementos concretos para a construcao de parâmetros de intervencao para o animador na rede.

Referência(s)