
Utilização de Modelos Autoregressivos na Quantificação de Incertezas em Problemas de Transporte Linear
2016; Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5540/tema.2016.017.01.0055
ISSN2179-8451
AutoresThiago Jordem Pereira, Helio Pedro Amaral Souto,
Tópico(s)Hydraulic Fracturing and Reservoir Analysis
ResumoO fenômeno físico do processo de escoamentos de traçadores em um meio poroso heterogêneo é modelado por um sistema de equações diferenciais parciais , sujeitas a certas condições de contorno e inicial . As variações significativas das propriedades do meio poroso ( porosidade e permeabilidade ) são responsáveis pela introdução das incertezas contidas no modelo matemático . Com intuito de reduzir as incertezas dos modelos geológicos , deferentes metodologias tem sido desenvolvidas e testadas em diversos problemas de escoamentos de fluidos em meios porosos heterogêne . O objetivo deste trabalho é o estudo da quantificação de incertezas em problemas de escoamentos de traçadores em meios porosos heterogêneos empregando uma abordagem Bayesiana para a seleção dos campos de permeabilidades , baseada em um conjunto de medições da concentração do traçador em pontos específicos do meio poroso . O método da Soma Sucessiva de Campos Gaussianos Independentes ( SSCGI ) é utilizado na parametrização das incertezas contidas nos meios porosos heterogêneos . Na resolução do problema inverso , utiliza - se um método do tipo Monte Carlo via Cadeias de Markov a dois estágios . Através deste procedimento , gera - se uma cadeia Markov que converge para a distribuição estacionária , que neste caso é a distribuição a posteriori de interesse . Para a construções das cadeias de Markov, são utilizados modelos autoregressivos . Resultados numéricos são apresentados para um conjunto de realizações dos campos de permeabilidades .
Referência(s)