FROTA DE PARELHAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E OPERACIONAL, E SUAS VARIAÇÕES TEMPORAIS
2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18817/repesca.v2i2.45
ISSN2175-3008
AutoresPaula Maria Gênova de Castro, Sérgio Luis dos Santos TUTUI,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoResumo - A partir de informacoes obtidas no Terminal Pesqueiro de Santos, industrias de pesca do Guaruja, e de dados sobre a frota de parelhas sediada em Sao Paulo, que opera atualmente entre Montao de Trigo/SP e Cabo de Santa Marta Grande/SC, foram analisadas as caracteristicas fisicas e operacionais da frota para os anos de 1975, 1980, 1993 e 1998. Utilizou-se o teste nao-parametrico de Kruskal-Wallis para testar as diferencas entre os anos analisados e, em seguida, caso fossem detectadas essas diferencas, empregar-se-ia o metodo de comparacoes multiplas de medianas. Os principais resultados indicaram que ha diferencas nas caracteristicas da frota que atuou em 1975 em relacao as frotas de 1993 e 1998, enquanto que a frota de 1980 foi muito semelhante a de 1975, havendo algumas diferencas fisicas e operacionais, principalmente no que se refere a potencia dos motores, TBA, boca e pontal. Observou-se uma tendencia gradual ao longo dos anos, no emprego de embarcacoes maiores e mais potentes e de aumento da participacao de embarcacoes de casco de aco. Assim, com as mudancas observadas, as comparacoes de CPUE envolvendo series muito extensas podem gerar resultados erroneos, se nao for considerada a mudanca na eficiencia do esforco da pescaria nas ultimas decadas em relacao a de setenta, ficando evidente que o conhecimento das fontes de variacao do coeficiente de capturabilidade (q) e necessario para uma correta estimativa da abundância dos recursos pesqueiros, qualquer que seja a abordagem dada ao gerenciamento.
Referência(s)