Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Detecção precoce de deficiência visual e sua relação com o rendimento escolar: study in A

2010; Brazilian Medical Association; Volume: 56; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0104-42302010000400013

ISSN

1806-9282

Autores

Carolina Cumani Toledo, Ana Paula Garcia Paiva, Gustavo Bittencourt Camilo, Márcio Ribeiro Sotto Maior, Isabel Cristina Gonçalves Leite, Maximiliano Ribeiro Guerra,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

OBJETIVO: Detectar precocemente deficiência na acuidade visual de escolares e verificar sua associação com o rendimento escolar. MÉTODOS: Estudo transversal realizado em amostra de escolares do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede pública do município de Juiz de Fora, Minas Gerais. Foram realizados o exame de acuidade visual (AV) com o uso da Escala de Snellen e a análise do histórico escolar, bem como foi utilizado questionário autoaplicável, previamente validado. A baixa acuidade visual foi considerada quando o índice obtido pela escala foi menor ou igual a 0,7 e o baixo rendimento escolar quando as médias das notas do último ano letivo não alcançaram 60 pontos. RESULTADOS: Foram analisados 222 estudantes provenientes de cinco escolas públicas. Em relação à acuidade visual, 31% alunos apresentaram AV alterada no olho direito e 29,8% alunos apresentaram AV alterada no olho esquerdo. Na amostra estudada, 15,5% dos alunos apresentaram rendimento escolar regular ou insatisfatório. Entre os alunos com AV dentro da normalidade, 89,5% apresentaram rendimento escolar considerado satisfatório, enquanto que, entre aqueles com AV alterada, apenas 75% apresentaram tal rendimento (p=0,015). CONCLUSÃO: O presente estudo sugere a existência de associação entre baixa acuidade visual e baixo rendimento escolar na amostra avaliada.

Referência(s)