Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A presença da diferença negra e indígena na educação superior e o processo de ressignificação da universidade brasileira

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22348/riesup.v1i2.7428

ISSN

2446-9424

Autores

José Bonifácio Alves da Silva, José Licínio Backes,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

O artigo traz uma discussão acerca das tensas relações de poder entre diferentes culturas na universidade. A academia e a ciência tornam-se alvos de problematização, pois são questionadas, sobretudo pela presença ativa de negros e indígenas em seu interior, enquanto invenções eurocentradas que concebiam/concebem as culturas brancas como as únicas fontes e identificações válidas para a produção do conhecimento e da verdade. Focalizamos, primeiramente, os elementos socioculturais constituintes da universidade e, posteriormente, mostramos os impactos da presença de negros e indígenas reivindicando espaços nas universidades. Essa presença como argumentaremos, ressignifica a universidade, pois os saberes/poderes dos grupos negros e indígenas infiltram-se nos saberes hegemônicos, colocando a hegemonia branca em xeque.

Referência(s)