O Materialismo Histórico e Dialético: Contribuições para a Análise de Políticas Educacionais

2015; Volume: 25; Issue: 63 Linguagem: Português

10.15600/2236-9767/impulso.v25n63p101-118

ISSN

2236-9767

Autores

J.M. Deitos, J.S. Sobzinski,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O presente artigo busca evidenciar algumas das contribuicoes do materialismo historico e dialetico para a discussao desta concepcao teorica no campo da ciencia, para a construcao do conhecimento e analise das politicas educacionais. Procurou-se apreender algumas questoes centrais desta concepcao com base em autores como Marx, Kosik, Kopnin, Cheptulin, Chasin, Lukacs, Tonet, Tello e outros. Buscou-se apresentar as categorias que auxiliam a captar as politicas numa perspectiva de totalidade, estabelecer mediacoes e contradicoes entre elas. Com isso, buscamos demonstrar a importância desta concepcao para o estudo no campo das politicas educacionais e para a opcao critica e politica de transformacao do real.

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