O Materialismo Histórico e Dialético: Contribuições para a Análise de Políticas Educacionais
2015; Volume: 25; Issue: 63 Linguagem: Português
10.15600/2236-9767/impulso.v25n63p101-118
ISSN2236-9767
Autores Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO presente artigo busca evidenciar algumas das contribuicoes do materialismo historico e dialetico para a discussao desta concepcao teorica no campo da ciencia, para a construcao do conhecimento e analise das politicas educacionais. Procurou-se apreender algumas questoes centrais desta concepcao com base em autores como Marx, Kosik, Kopnin, Cheptulin, Chasin, Lukacs, Tonet, Tello e outros. Buscou-se apresentar as categorias que auxiliam a captar as politicas numa perspectiva de totalidade, estabelecer mediacoes e contradicoes entre elas. Com isso, buscamos demonstrar a importância desta concepcao para o estudo no campo das politicas educacionais e para a opcao critica e politica de transformacao do real.
Referência(s)