
CONTANDO, ENCANTANDO COM O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO: METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/rir.v12i1.37114
ISSN1807-9342
AutoresSuzanna Neves Ferreira, Leon Assis Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoDurante o periodo de observacoes, realizadas na disciplina de Estagio em Educacao Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, especificamente na turma do Maternal II, percebemos a necessidade de realizarmos um trabalho de intervencao que enfatizasse o brincar, criar, imaginar, vivenciar, contar, pensar, sentir e sonhar. Nesse sentido, propusemos um trabalho com a literatura, de Monteiro Lobato – Sitio do Picapau Amarelo –, pois entendemos que com esse objeto de estudo alcancariamos nossos objetivos propostos. O objetivo de proporcionar as criancas a oportunidade de conhecer as aventuras do Sitio do Picapau Amarelo de forma ludica e divertida. Quem nunca ouviu falar da boneca de pano que fala pelos cotovelos? E o sabugo de milho mais inteligente que um cientista? E daquela garotinha de nariz arrebitado? E o Pedrinho, menino que nao tem medo de onca? Nao podemos esquecer o Saci e suas travessuras. Para quem nao ouviu falar, agora seria o momento. Este projeto levou as criancas um dos icones da literatura infantil brasileira. A justificativa ao elaborar este projeto foi proporcionar as criancas a oportunidade de conhecer as aventuras do Sitio do Picapau Amarelo de forma ludica e divertida alem de desenvolver uma relacao prazerosa da crianca com a literatura. E a finalidade foi oportunizar as criancas a ampliacao do seu mundo magico, conhecendo historias de forma ludica por meio de atividades que instiguem a sua curiosidade ao vivenciar as aventuras e personagens do Sitio do Picapau Amarelo. O “caminho” percorrido nesta viagem da intervencao comecou criando momentos magicos na hora da historia. Exploramos os aspectos fisicos do Sitio, utilizando diferentes recursos, tais como; mascaras, fantasias, fantoches entre outras. As criancas foram entao construindo o percurso de leitores de forma ampla, e, como todas as coisas bonitas da vida, exige paciencia, tempo, dedicacao, entusiasmo, este trabalho foi se desenvolvendo paulatinamente como possibilidade de divertimento. Assim, ao final deste projeto as criancas puderam adquirir conhecimentos sobre a obra de Monteiro Lobato, contando, recontando, ilustrando esta e tambem outras historias.
Referência(s)