Política Afirmativa como Instrumento Assecuratório do Direito Humano à Educação: Relato de Experiência do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, na Região de Belo Horizonte (MG)
2015; Volume: 24; Issue: 46 Linguagem: Português
10.15599/2358-9299/cogeime.v24n46p29-43
ISSN2358-9299
AutoresE.M.N. Nonato, M.N. Amorim, M.F.V. Batista,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste artigo propoe discutir sobre os processos de inclusao de pessoas jovens e adultas no ensino superior, por meio da implementacao de politicas sociais de acao afirmativa, efetivadas no Centro Universitario Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH) - Belo Horizonte - MG, que se deu pela concessao de bolsa de estudos para mulheres aprisionadas e para jovens oriundos de paises vitimados por guerra. Tais politicas afirmativas buscam, de certo modo, a inclusao social atraves do acesso a educacao superior. Neste estudo, procurou-se refletir a partir da compreensao da politica afirmativa como premissa assecuratoria dos direitos humanos e tida como essencial para viabilizar o cumprimento de dois ditames da Constituicao Federal Brasileira de 1988, a saber: o direito de acesso a educacao e ao principio da dignidade humana. Desta forma, neste artigo, o direito a educacao para os grupos sociais vulneraveis e tido como forma de conferir dignidade aos sujeitos na busca pela materializacao de um direito humano.
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