Por que silenciadas e invisibilizadas?: relações de gênero nas aulas de matemática
2012; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português
10.3895/rts.v8n15.2597
ISSN1984-3526
AutoresLindamir Salete Casagrande, Marília Gomes de Carvalho,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO objetivo deste artigo é apresentar resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar como acontecem as relações de gênero nas aulas de Matemática de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em um Colégio da rede estadual de educação de Curitiba no Paraná. A pesquisa foi realizada dentro do universo dos estudos sobre gênero e educação. Para a realização da pesquisa utilizou-se o método etnográfico que possibilita a observação dos múltiplos eventos que ocorrem em uma determinada comunidade, no caso, a sala de aula de Matemática. As relações de gênero foram analisadas em quatro turmas da faixa escolar determinada, uma de cada série. O Colégio escolhido para a pesquisa tem mais de cem anos de funcionamento e está localizado na região central de Curitiba. Realizei observações, entrevistas e análise de documentos. Os resultados apontam para relações diferenciadas entre meninos e meninas com a Matemática e entre os/as colegas bem como com o/a professor/a.
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